HAUPTWERK – ÓRGÃO DE TUBOS VIRTUAL

 

 

BREVE HISTÓRIA

       

 

                Martin Dyde, o desenvolvedor do Hauptwerk, costumava ter aulas de órgão na escola e sempre amou todos os gêneros de musica de órgão. Trabalhou como programador Senior e consultor tecnico numa empresa de desenvolvimento de softwares em Birmingham por vários anos.

                   Começou a trabalhar com Hauptwerk versão 1 e St Anne em 2002, nas suas horas livres, principalmente para seu próprio beneficio, pois queria estudar e praticar órgão em sua casa. Em 2003, começou a trabalhar com a versão 2, que foi redesenhado a partir do zero, tornando-o mais realista e eficaz o quanto possível.

                   Em 2004 deixou seu emprego para se concentrar em terminar o Hauptwerk versao 2. Foi terminado e liberado em 2006, como um produto da Crumhorn Labs Ltd. O projeto foi bem sucedido e bem recebido pela comunidade organistica, embora achassem suas configurações MIDI um pouco complidadas.

                   Em 2007, foi lançada a versão 3 e final de 2008, a empresa foi vendida para a Milan Digital Audio, uma empresa americana, para que pudesse ficar apenas como desenvolvedor do produto e a Milan Digital, apenas com a parte de marketing e vendas.

                   Em Abril de 2011, foi lançado a versão 4, e em geral, o seu desenvolvedor acredita ter conseguido o equilibrio, o realismo, a funcionalidade, flexibilidade e facilidade de uso. Apesar de ter desenvolvido o Hauptwerk 1, de modo a ser possível praticar e estudar órgão com ele, nos ultimos 10 anos tem sido muito dificil, longas horas, 365 dias por ano de estudo e trabalho para fazer e apoiar um produto de alto padrão e torná-lo bem sucedido.

                   Todo este trabalho, tem contribuido para a divulgação, conservação e preservação de um instrumento esquecido e valioso! Tem trazido satisfação e prazer às pessoas em seu progressso de estudo de órgão, o que compensa todo o trabalho feito até aqui!

                   Hoje, muito desemvolvedores de samplers (órgãos virtuais) tem se apresentado na Europa e Estados Unidos. Os europeus tem gravado grandes instrumentos históricos e contribuido para sua manutenção e preservação.

                   O melhor de toda essa história, é que hoje, temos a possibilidade de estudar em nossas casas ou mesmo tendo a possibilidade de desenvolver esse projeto nas Congregações para sua liturgia, com preço acessivel, qualidade, beleza, e realismo impressionante do chamado o “Rei dos Instrumentos”!

               

 

 

COMO FUNCIONA O SISTEMA?

 

 

                O sistema hauptwerk é um software onde instalamos um órgão e reproduzimos de forma real os sons de um determinado órgão de tubos. Para os organistas ou amantes do Rei dos Instrumentos, este sistema permite reproduzir com impressionante fidelidade e realismo! Um determinado órgão é gravado tubo a tubo com gravadores potentes e salvos como arquivo Wav e salvos num programa, que são executados atraves de qualquer teclado com porta MIDI, conectados ao PC. Podemos ter várias configurações, desde a mais simples, com 1 manual até 5 manuais! Podemos utilizar teclados controladores ou  consolas pré- fabricadas com placas midi instaladas.

 

 

AQUISIÇÃO DO SOFTWARE

 

 

                   O sistema Hauptwerk é comprado pela internet e baixado por um link de acesso para download, ou mesmo solicitado que enviem a midia pelo correio para sua posterior instalação. Poderá ser baixado a versão demonstração pelo site da Milan digital audio (www.hauptwerk.com). Após ser baixado, você pode ter uma experiência básica do sistema, pois ele limita a polifonia em 256 tubos simultaneamente, servindo apenas para teste e para órgãos pequenos.

                   Temos 3 edições do software, isso é uma estratégia de marketing, e desenvolver o gráu de conhecimento do software. Depois da versao DEMO, temos a versão Basic, que também é um pouco melhor que a Demo, pois também limita a polifonia  e seu áudio. A abertura de grandes órgãos se limita a 3 gigas, mesmo o instrumento possua mais que isso. Os grandes instrumentos somente são abertos se comprimidos, e isso afeta a qualidade do áudio.

                   Temos a versão Advanced, a melhor, mais cara, porém definitiva, onde podemos abrir qualquer instrumento sem limitação de memória, seu áudio é excelente, podemos configurar o aumento de volume das famílias e registros de tubos individualmente, isto é, podemos abaixar ou aumentar o volume de determinado volume separadamente. Também podemos configurar multi-canais de áudio, onde jogamos os manuais em determinado monitor de áudio separadamente, dando a impressão surround no ambiente, e como se estivessemos ouvindo os tubos separadamente no ambiente da igreja. Isso é fantástico!

                   Outra novidade é que o software foi desenvolvido com tecnologia anti-pirataria! É impossivel instalar a versão Basic ou Advanced se você não comprar o produto, que é registrado individualmente e instalado uma chave USB que fica sempre conectada no Pc. Quando compramos  o software, é enviado um link de acesso e onde é aplicada a licença a sua chave USB. Se perdemos a chave USB, perdemos o produto, pois o mesmo só funciona com a licença.

                  

 

CUSTO DE MONTAGEM DO SISTEMA

 

 

                O custo de montagem são bem distintos e variados dependendo do projeto em mente. Podemos montar sistemas com custo menor tais como, teclados controladores e/ou arranjadores com saida MIDI. Podemos montar com 2, 3 ou 4 manuais dependendo dos órgãos a serem usados no sistema.

                   Também podemos montar projetos de consolas pré-fabricadas  de órgão  e adaptadas ao sistema. Existem hoje a disposição para venda em lojas on-line, mas que seu custo final inviabiliza a importação devido as altas taxas de  alfândega. Poderá ser confeccionado manuais, placas MIDI, pedaleiras de 30 ou 32 notas, consolas, buffets, bancos, ao gosto e estilo do cliente, levando em conta o ambiente a ser utilizado. Podemos montar projetos onde se monta os teclados numa estante fixada à parede ou movel.

                   Hoje, temos no mercado, bons teclados controladores com custo baixo, compactos e versáteis. Veja exemplo abaixo do controlador Behringher:

 Este teclado, assim como outros de sua linha, são ótimos para montar este sistema. Podemos também montar com teclados arranjadores, o único requisito é possuir saida MIDI, também devemos tomar cuidado se o teclado que compramos tem suporte a instalação de drivers para Windows 64bits, pois há no mercado teclados que possuem só drivers para Windows 32 bits e não serve para esse fim!

 

 

 

EXEMPLO DE PROJETO


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PEDALEIRAS

 

 

 

                   Segue amostras de pedaleiras para confecção, variando de estilo. Podem ser retas, côncavas, radiais. Com 29, 30, 32 notas. Segue amostra abaixo:

A  confecção da pedaleira é muito trabalhosa, detalhada, milimetricamente são feitos seus corte em madeira de lei, lixada várias vezes, no mínimo 3 demãos de seladora, lixada novamente, o que lhe dá um bilho especial. Seu custo de justifica pelo fato de ser muito trabalhoso sua confecção! Também estamos falando aqui de algo feito com muito capricho e que servirá por longo tempo de uso! De nada vale usar madeira barata e um trabalho estético mal feito e sair barato....O barato sai caro!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

 

MONITORES DE ÁUDIO

 

                   Agora chegamos aos monitores de áudio, que nada mais são que as saidas de som das caixas. Esse sistema denomina-se HI-FI, isto é, sistema de alta fidelidade. Os amplificadores comuns podem ser usados para teste, porém, a pureza do som não será a mesma. Os monitores amplificam o som em regiões bem distintas, separando os agudos, médios e graves, através de sua frequência. São estes monitores que vão executar com realismo o áudio de seu sistema com pureza máxima do som.

                   Esses monitores são usados em studios de gravação, seu custo é relativamente caro, mas sem ele, o sistema não fica perfeito. A sua potência varia de acordo com o ambiente a ser instalado e seu preço varia de acordo com isso também!

                   Além dos monitores, que podem ser 2 ou mais, temos que instalar o subwoofer, para captar e reproduzir os sons graves e de baixa frequência dos baixos da pedaleira. Temos muitos modelos de monitores de áudio e subwoofers no mercado, dependendo de sua utlização, mas eles são imprescindíveis para o sistema! O sistema terá duas opções de saidas de áudio: Estéreo, onde precisaremos apenas um par de monitores e um subwoofer, para ambientes menores. Mas, se preferir melhor qualidade de áudio, deve-se instalar uma configuração para saidas surround, onde se ter no mínimo 2 pares de saidas de monitores e um subwoofer.  O sistema surround melhora drásticamente a qualidade de áudio levando a perfeição e pureza do som do órgão! Nesta configuração surround,  podemos ouvir a parte frontal do órgão, a traseira (fundos do instrumento) e a ressonância no meio do templo!

                   Neste sistema, pode ser adicionado uma mesa pequena de som, onde, da saida da placa de som do Pc, vai para a mesa, da mesa de som sairá os cabos para o subwoofer, e do subwoofer sairá os cabos para os monitores. A função do subwoofer é “filtrar” e segurar os graves, mandando apenas os médios e agudos para os monitores. Esta é a real função de um sistema HI-FI!

 

MONITOR DE ESTÚDIO





SUBWOOFER (para filtrar os sons mais graves)










Placa de som Off-board

 

                   A placa de som também é algo fundamental para a boa performance do áudio! Temos no mercado uma placa de som profissional muito boa e com custo-benefício excelente! O sistema Hauptwerk funciona somente com placas de som off-board! Não há condições de usar com a placa interna do processador do PC, pois haverá muita latência e atraso do som, o Windows não consegue processar todo áudio em tempo real, devido a grande quantidade de uso da placa de som!Temos a placa de som da M-audio, a Audiophile 2496, com 2 saidas estéreo e duas entradas para gravação. Veja a placa abaixo:

 

 

 

 

                   Essa placa é conectada off-board, isto é, instalada no Pc e funciona juntamente com sua placa on-board, sem conflitos. Existe também as placas multi-canais, que servem para distribuir os sons em vários canais de áudio, mas ela só é interessante para ambientes grandes, como auditórios, templos,etc. Ela tem outra configuração e pode ser PCI (instalada no Pc) ou externa.


PLACA MULTI-CANAL FAST TRACK C600

Ótima placa com 6 canais de saida para sistemas surround, com 2 saidas de fone de ouvido, 2 entradas para instrumentos externos.


 

 

CONFIGURAÇÃO DO PC PARA USO DO SISTEMA

 

                   Para uso deste sistema, temos que ter mente um Pc com boa performance e  com boa quantidade de memória  Ram instalada. O programa abre e “joga” os registros na memória Ram e trabalhamos com ela em tempo real. De nada adiante você ter um grande órgão, se você não tem memória Ram instalada suficiente para rodar o sistema. O uso de notebooks é permitido desde que tenha no minimo 32 gigas de Ram e placa de som externa acoplada ao áudio.  Hoje já temos no mercado boas placas mãe com slots que suportam 64  gigas de memória ram, com bons processadores e com custo relativamente acessível. Quanto menos memória ram, menos performance de áudio, quanto mais memória ram, melhor desempenho de áudio e qualidade final na sonoridade!

Veja abaixo uma configuração considerável para uso do sistema:

 

  • placa mãe  com 8 slots de memória – 32 gigas de memória Ram no minimo
  • placa de som m-áudio 2496 ou outra multi-canal
  • monitor de Lcd grande, pode ser Touch- screen
  • teclado e mouse sem fio
  • windows 7 - 64bits instalado + software
  • um bom processador intel dual core 2 duo  ou superior, pois quanto melhor o   processador, mais rápido e veloz o seu uso.
  • Monitores de áudio + subwoofer
  • Pode ser suprimido o uso de monitores de áudio no sistema usados em domicilio, podendo ser utilizado um bom fone de ouvido HI-FI.

 

CONCLUSÃO

 

                   Agora chegamos ao resumo de utilização do sistema, esclarecendo que muitos dos planejamentos do projeto são feitos com calma, estudados e os detalhes são fornecidos por  Skype  ou Whatssap ou e-mail.

  •      Cada projeto terá um orçamento individualizado, levando em conta a finalidade do seu uso e ambiente utlizado.
  •      Poderá ser estudado projetos individuais mais simples para estudo em domicilio com 2 manuais e pedaleira, até projetos mais complexos de órgãos com móvel, 2 ou mais teclados, pedais de expressão e crescendo, pistões nos pedais de até 16 registros!